Páginas

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

A GUARDA DO SÁBADO





INTRODUÇÃO

A Igreja do Senhor Jesus está obrigada a guardar o sábado como dia de descanso?
Se a Igreja está obrigada a guardar o dia de sábado, ela também não teria que guardar o ano sabático?
E a circuncisão não deveria ser observada pela a Igreja, uma vez que era uma ordenança perpetua?  
"O filho de oito dias, pois, será circuncidado, todo o homem nas vossas gerações; o nascido na casa, e o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua descendência. Com efeito será circuncidado o nascido em tua casa, e o comprado por teu dinheiro; e estará a minha aliança na vossa carne por aliança perpétua". (Gênesis 17.12,13)


1. A primeira  coisa  que precisamos  entender é que toda Lei foi instituída por Deus para ser cumprida pelo Homem, inclusive o Sábado.

 A Lei dada por Moisés tinha um prazo de validade, pois  os  homens a  invalidaram; daí a necessidade de um novo concerto.

  Jm 31:31- 32  Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.
 Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o SENHOR. Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.

Rm 7:12 - E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom. 
Gál 3:19- Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até             que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro.
Mt 11:13 - Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João.
Col 2:14 - Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.
Col 2:16 - Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,
Rm 14:5 - Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.
Gálatas 4:9 - 11 Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?
Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.  Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco.
Hb 10 Porque, tendo a lei a sombra dos bens futuros e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam.

 2. A segunda coisa que precisamos entender é que a Bíblia Sagrada se divide em duas alianças divinas, a velha e a nova.

João 13:34 -  Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
Lucas 16:16 - 17 A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele.  E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei.

O amor ao próximo é o cumprimento da lei
 Rm 13. 8-A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei. Pois isto:Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e, se há qualquer outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Razões porque não guardo o sábado

Eu não guardo o sábado porque:
Era uma ordenança específica para o povo de Israel

Êxodo 31:12 - 17 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo
Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica.  Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele fizer alguma obra, aquela alma será eliminada do meio do seu povo.  Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do descanso, santo ao SENHOR; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente morrerá. Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua. Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se.

Eu não guardo o sábado porque:

·                  O calendário dos Judeus é lunar e o nosso é solar
Sendo assim, o nosso calendário (que tem tudo há ver com o Horóscopo), é idólatra e não tem nada haver com o calendário dos Judeus.

·                  A ordenança de se guardar o Sábado deveria ser observada pelos Judeus, inclusive o ano sabático, ou seja, deveriam trabalhar seis anos e deixar a terra descansar um ano. Outro sim, o Judeu que violasse esta Lei deveria ser morto. Em suma, quem acha que se deve guardar o sábado deve também cumprir com todos esses requisitos.

Ex 23.10-12 Durante seis anos você semeará as suas terras e colherá o que elas produzirem. Porém no sétimo ano deixe que a terra descanse e não colha nada que crescer nela. Mas os pobres poderão comer o que crescer ali, e os animais selvagens comerão o que sobrar. Faça isso também com as suas plantações de uvas e de azeitonas.
Trabalhe seis dias por semana, mas no sétimo dia não faça nenhum trabalho para que os seus escravos, os seus animais e os estrangeiros que trabalham para você possam descansar.

Ex 31.12-18 O Senhor Deus mandou que Moisés dizer ao povo de Israel o seguinte:
Guardem o sábado, o meu dia de descanso, pois é um sinal de união entre mim e vocês para sempre, a fim de mostrar que eu, o Senhor, os separei para serem o meu próprio povo. Portanto, guardem o dia de descanso porque ele é sagrado para vocês. Quem não o guardar, mas trabalhar nesse dia, deverá ser morto. Vocês têm seis dias para trabalhar, porém o sétimo dia é o dia solene de descanso, separado para mim. Quem fizer qualquer serviço nesse dia deverá ser morto. O povo de Israel deverá guardar esse dia como um sinal da aliança. É um sinal de união para sempre entre mim e o povo de Israel porque eu, o Senhor, fiz o céu e a terra em seis dias e no sétimo dia parei de trabalhar e descansei.
Quando Deus acabou de falar com Moisés no monte Sinai, entregou a ele as duas placas de pedra onde o próprio Deus havia escrito os mandamentos.

Como acabamos de ver, o mandamento de se guardar o Sábado era exclusivo para Israel. Por isso não temos a obrigação de guardar o Sábado.


Eu não guardo o sábado porque:

·                  Jesus nos deu um novo mandamento. Ele tinha poder para isso porque era maior do que Moisés. Nesse novo concerto, Ele ratificou todo o Decálogo (Os 10 mandamentos), exceto  a guarda do Sábado. Ou seja, em nenhum lugar do Novo Testamento não encontramos a ordenança de se guardar o sábado. os discípulos nunca guardaram o Sábado.

Três coisas curiosas devemos observar no novo testamento:
1. Jesus trabalhou no Sábado e quiseram matá-lo por isso.
2. Jesus ressuscitou no Domingo descansando de toda obra de redenção;
3. Os Discípulos observavam o Domingo para descansar e cultuar e não o Sábado, como faziam os Judeus.

Jo34 e 35 Eu lhes dou este novo mandamento: amem uns aos outros. Assim como eu os amei, amem também uns aos outros. Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são meus discípulos.

Ef 2.13-16 Mas agora, unidos com Cristo Jesus, vocês, que estavam longe de Deus, foram trazidos para perto dele pela morte de Cristo na cruz. Pois foi Cristo quem nos trouxe a paz, tornando os judeus e os não-judeus um só povo. Por meio do sacrifício do seu corpo, ele derrubou o muro de inimizade que separava os judeus dos não-judeus. Ele acabou com a lei, juntamente com os seus mandamentos e regulamentos; e dos dois povos formou um só povo, novo e unido com ele. Foi assim que ele trouxe a paz. Pela sua morte na cruz, Cristo destruiu a inimizade que havia entre os dois povos. Por meio da cruz, ele os uniu em um só corpo e os levou de volta para Deus.

Eu não guardo o sábado porque:

·                  O sábado, como um dia de descanso, apontava para Jesus, o nosso verdadeiro descanso. Ele é o Senhor do Sábado, Ele é o nosso Sábado.

(Mat 12:8 - Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor.
Mt 11.28-30Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve
                                                      CONCLUSÃO

Observar a Lei é desvio.

O apóstolo Paulo chamou a Lei de ministério da morte e da condenação, gravado em pedras e transitório.

(II Coríntios 3:7 e 9) - E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória.
Porque, se o ministério da condenação foi glória, em muito maior proporção será glorioso o ministério da justiça.

O antigo testamento já foi abolido por Cristo.

(II Coríntios 3:14) - Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido.

Buscar a salvação pela observância da Lei é desviar-se do Cristianismo bíblico.

(Gálatas 5:1-4 ESTAI, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.
Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará.
E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei.
Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.

Observe porém, que Paulo não criticou a Lei  o que ele diz é que ela não era impotente para salvar, pois sua função era outra.

(Romanos 7:7,14 Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.
Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.

Para finalizar: A Lei cumpriu todo o seu propósito em Cristo. " Porque o fim da lei é  Cristo para justiça de todo aquele que crer. (Romanos 10.4)".

FONTE: 

Seitas e heresias CPAD
Apontamentos pessoais





0 comentários:

Postar um comentário