Páginas

terça-feira, 6 de outubro de 2015

DÍZIMOS E OFERTAS ALÇADAS




Muitas pessoas discorda da obrigação de se pagar o Dízimo com alegação de que estamos na dispensação da graça. Alegam que os dízimos era para o tempo da Lei de Moisés.
outros há que entendem que o dízimo pode ser qualquer valor. Portanto o dízimo é uma prática dos servos de Deus muito antes da Lei de Moisés. (Gênesis 14. 18-22). Foi canalizado por Deus no período da Lei para que houvesse mantimento na casa do Senhor. (Levítico 27.30; Malaquias 3.10). e ratificado por Jesus no novo testamento. (Mateus 23.23).

Concernente ao valor,dízimo é a décima parte da nossa renda.  

Aurélio
Oferta: Ato de oferecer; Aquilo que se oferece; oferenda. Alçar: erguer, levantar, alcear: Levantar: Conseguir, obter (dinheiro), por empréstimo ou por outro meio.

Significado de Dízimo
Valor, imposto ou tributo que, pago pelos fiéis à igreja, correspondia à décima parte de um todo (colheita, renda, salário etc). adj. O que se pode referir à décima parte de um todo. (Etm. do latim: decimus) s.m. Religião. Administração eclesiástica. História.

O crente deve pagar os dízimos e ofertas contribuindo assim com o crescimento do reino de Deus e além disto demonstrar gratidão e submissão a ordenança divina. Segundo a Bíblia em Número 18.24 o dízimo também é uma oferta alçada que deve ser oferecido ao Senhor; “Porque os dízimos dos filhos de Israel, que oferecerem ao SENHOR em oferta alçada, têm dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão” porem, com o valor estipulado, (à décima parte)

Porque pagar o Dízimo?

Devemos pagar o Dízimo porque pertence a Deus Lv.27.30;Ml 3.8

"Também todas as dízimas do campo, da semente do campo, do fruto das árvores, são do SENHOR; santas são ao SENHOR".
Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.

Aurélio
Roubar 1. Furtar, subtrair (coisa alheia): 2. Apropriar-se fraudulentamente de; subtrair: 3. Assenhorear-se ou apoderar-se de.

Devemos pagar os dízimo porque é um privilégio tirar parte de nossa renda e investir nos negócios de Deus aqui na terra. (1Co 16.1-3).

"Ora, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia.
No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar.
E, quando tiver chegado, mandarei os que por cartas aprovardes, para levar a vossa dádiva a Jerusalém".

Devemos pagar o Dízimo porque somos cooperadores de Deus na obra de Evangelização do mundo "At 1.8;Lc 8.1-3"

"Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra".

"E aconteceu, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e os doze iam com ele,
E algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios;
E Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com seus bens.

Devemos pagar Dízimo porque todas as coisas pertence a Deus inclusive você e eu.
Deus nos colocou como administradores,como Senhor de nossas vidas, ele tem todo direito sobre o que é dele, como servos que somos, devemos nos submeter as suas justas e santas Leis. (Salmo 24.1; 19.7,8).

PARA QUE PAGAR O DIZIMO?

a) Para sustento dos Sacerdotes
Nm 18.21,24,31; 1 Tm 5.17-19; Dt 25.4; 1 Co 9.3-14; Mt 6.30
A ordenança das contribuições demonstra o cuidado de Deus para conosco.

b) Para que haja mantimento na casa do Senhor e para não sermos amaldiçoados.
(Ml 3.10; Pv 3.9,10; 2 Cr 31.10-12; Ml 3.9; Zc 5. 3,4).

c) Para não ficarmos de fora do reino de Deus e para sermos abençoados.
(1.Co 6. 9,10; Ml 3.2,18; 4.1; Ml 3.10; Pv 3. 9,10; Dt 28. 1,8).

QUANDO PAGAR O DÍZIMO?

1 Sempre que Deus acrescentar o seu patrimônio ou lhe conceder qualquer benefício.
Exp. Jacó Gn 28.20-22

2 O mais rápido possível.
Exp. Abraão Gn 14. 18-22 ; Ex 22.29

COMO PAGAR O DÍZIMO?
Para os assalariados o dízimo deve ser tirado inclusive do valor bruto.
Para os negociantes ou empresários, deve ser tirado do lucro.

O dízimo deve ser dado com alegria (2 Co 9.6-8).


O dízimo deve ser pago por fé Heb 11.6 e 4
O dízimo deve ser pago por gratidão (Gênesis  28.20-22).
O dízimo deve ser pago por amor e reconhecimento a soberania de Deus.
Quem da mais no caso do dízimo e das oferta voluntária? Veja (Lucas 21.1-4).
No caso do dízimo não tem maior e nem menor é a décima parte.
Já a oferta, a maior é aquela do sacrifício,voluntária e de todo coração. Para Deus não importa o valor
da oferta, o importante é a qualidade.

ONDE DEVEMOS ENTREGAR O DÍZIMO?
Resposta: Na tesouraria da Igreja. 2 Cr 31. 11,12; Nem 10.38; 13.12,13; Ml 3.10

   CONCLUSÃO
    Os dízimos não pertence a membresia, não é dízimos dos irmãos  como afirma alguém, O dízimo pertence a Deus. Ninguém tem o direito de administrar seu próprio dízimo porque embora estando na responsabilidade do crente, este deve ser entregue na tesouraria da Igreja onde este crente está arrolado. Somente o sacerdote está revestido de autoridade divina para administrar estes recursos. 

4 comentários:

  1. A paz meu irmão.
    Meu amado irmão,eu vejo aqui o quanto você esta equivocado em seu ensinamento acerca do dizimo.
    Em primeiro lugar o dízimo nunca foi dinheiro em segundo lugar o dízimo era um preceito da lei de Moisés imposta exclusivamente aos judeus.
    O dizimo que Abrão deu ao sacerdote meuquisedeque foi o dízimo dos despojos e,foi um ato voluntário pois não era uma ordenança.
    Ele não deu nenhum dinheiro para meuquisedeque foi somente dos despojos.
    Na lei os dízimos era somente os frutos da terra não existe nenhuma menção de dizimo de dinheiro.
    Deut.cap.14,22
    O motivo desta ordenança era para saciar a fome do órfã da viúva e do estrangeiro.
    O único lugar em que os judeus deveriam levar os dízimos (colheitas)era em Jerusalém como está escrito na própria lei deut.14,22.
    Em Malaquias o Senhor não está ensinando ninguém a Dar o dízimo.
    Ele está corrigindo os sacerdotes ladrões que estavam desviados do caminho.
    Leia todo o livro de Malaquias e veja que todo o livro está escrito para os sacerdotes e nunca para o povo e muito menos para nós.
    Na passagem de Mateus 23,23 O Salvador não está ensinando ninguém dar os dízimos,ele está mais uma vez corrigindo os mestres da lei.
    E também ele deixa claro que o dízimo não era dinheiro e também que era um preceito da lei.
    Dão o dízimo do endro,do cominho e da hortelã e desprezam o mais importante da Lei.
    Então o dízimo era da lei.
    Também esta passagem ainda não é novo testamento,o Novo testamento começa na Cruz quando ele diz assim:pai esta consumado então o véu do templo é rasgado.
    Está escrito em hebreus que um testamento não tem valor enquanto o testador vive.
    O ministério de Jesus era velha aliança ele estava cumprindo a lei.
    Também está escrito em hebreus somente os sacerdotes da tribo de levi tinham ordem segundo à lei de tomar o dízimo dos seus irmãos,ou seja,de Israel apenas de Israel!
    Que Deus abençoe!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo, muito obrigado aí pelo o seu comentário sobre o assunto,respeito o seu intendimento, mas eu não debato doutrinas Bíblicas em redes sociais. vejo que você tem um conceito formado sobre o assunto, peço que volte a ler o texto com atenção e se mesmo assim você continuar com a sua maneira de ver o Dízimo na Bíblia eu vou te respeitar. Muito obrigado por sua participação!

    ResponderExcluir
  3. A palavra de Deus nao se descute, recebe e aplica. Quando vejo esses argumentos de que o dízimo não e dinheiro, eu acho que falta conhecimento histórico sobre a origem da moeda, pois sabemos que a moeda era escassa na antiguidade, poucos a possuiam. A moeda corrente era a troca de um produto por outro. O homem produzia o seu proprio alimento, e os tementes a Deus tirava a decima parte para dar aos necessitados que eram desprovidos de saúde p/produzir o seu alimento, porque o que mantém qualquer ser vivo é a comida. Nos tempos atuais não produzimos quase nada, compramos quase tudo industrializado, e as necessidades hoje são outras, a grande maioria da população da Terra trabalha em troca de moedas p/adquirir os produtos industrializados. O importante é amar a Deus e não ao dinheiro, e pedir ao Espirito Santo sabedoria p/saber lidar com as suas finanças, porque quando vc faz a caridade com alegria no intuito de ajudar ao seu próximo, Deus o recompensará grandemente. Não julge o seu próximo, pois esse juízo não é seu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade!
      por exemplo:
      Abel,um dos filhos de Adão produziu e levou a Deus as primícias,ou seja, levou o melhor dos seus produtos e ofereceu em gratidão a Deus. Esse é um dos objetivos de se dizimar e ofertar ao Senhor. Logo, como podemos cobrar que naquela época existisse moedas?...

      Excluir