Páginas

sábado, 12 de setembro de 2015

A VINDA GLORIOSA DE CRISTO







No livro de Mateus capítulo 24 está registrado o diálogo de Jesus quando ele explicou aos Discípulos a respeito da sua vinda. O diálogo começou quando os Discípulos mostrou a imponência do templo, Jesus então disse para eles, não ficará pedra sobre pedra que não seja derribada.
Para você entender este sermão profético de Jesus é necessário ter em mente: (1) A pergunta dos Discípulos.
Eles fizeram então uma pergunta a Jesus com tríplice sentido: Quando acontecerá estas coisas e que sinal teremos da sua vinda e do fim do mundo?
Jesus então,explica para eles (os Discípulos), as coisas que aconteceria antes que terminasse aquela geração, coisas que aconteceria durante os séculos e antes da sua vinda, e coisas que aconteceria antes do fim do mundo. São acontecimentos que abrange desde a derrubada do templo até o fim.
(2) Outra coisa que você precisa saber a respeito da vinda de Jesus, e isto está no contexto Bíblico, é que a vinda dele se dará em dois momentos, o primeiro: De forma invisível para o mundo e visível para os salvos. (1 Tss 4.16,17; 1 Co 15.51,52). Não virá a terra e sim nos ares.

O segundo momento da vinda de Jesus se dará de forma visível, ou seja, todos grandes e pequenos verão e se lamentarão, Jesus virá com os santos(a igreja) e anjos, seus pés tocará o monte das oliveiras, aniquilará o anticristo, julgará as nações e implantará o seu governo por mil anos. É nesse tempo que governaremos com Cristo. Nesse tempo também, satanás será preso por mil anos, Cristo reinará com justiça, na terra haverá paz e o homem viverá a idade da árvore, conforme profetizou Isaías, (Is 65.20-22).

Muitos negam que Jesus voltará para buscar um povo escolhido.

Veja o que o Apóstolo Paulo nos ensina sobre isso na carta a Tito. (Tito 2:12-14)

"Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente,aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo,o qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras".

A bem-aventurada esperança que Paulo se refere nesta carta, é sim, a promessa que Cristo nos fez de nos buscar para si, era isso que o apóstolo tinha em mente.

Veja o que o apóstolo Paulo disse mais na carta aos Tessalonicenses.

" Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor." (Tss 4.16,17)

Neste tempo, também seremos galardoados (II Co 5.10) e adentraremos com cristo à sala do banquete (As bodas do cordeiro no Céu).

Veja o que diz Stanley Horton

AS BODAS DO CORDEIRO

"Quando Jesus aparecer para destruir o Anticristo e as suas tropas, os exércitos dos céus seguirão a Jesus, montados em cavalos brancos (que simbolizam o triunfo) "e vestidos de linho fino, branco e puro" (Ap 19.14). Esse fato identifica-os com a noiva do Cordeiro (a Igreja) que participam das bodas do Cordeiro (Ap 19.7-9). Isto significa que já estive¬ram no céu, e já estão plenamente vestidos da "justiça dos santos" (v. 8). Esse fato também deixa subentendido que aqueles atos de justiça já estão completos, e que os crentes foram ressuscitados, transformados e levados ao céu. Ficaria subentendido, também, que já tinham comparecido diante do tribunal de Cristo (2 Co 5.IO). Que tempo de alegria e deleite aquelas bodas serão"!

OBSERVAÇÃO:

Entre o primeiro momento chamado de arrebatamento e o segundo chamado de manifestação gloriosa de Cristo, haverá a grande tribulação.
É por isso que os pós-tribulacionistas equivocadamente, interpretam que a vinda de Cristo se dará no meio da grande tribulação.
Na verdade a vinda de Cristo para arrebatar a Igreja, será antes da grande tribulação,  Ap 3.10. (Não confundir princípios de dores com grande tribulação). Tem aqueles que ensinam que já estamos vivendo a grande tribulação.

Jesus aborda todos esses fatos sem se preocupar com a ordem dos acontecimentos. É interessante que o versículo 15 diz, "quem ler, entenda"...

MATEUS CAPÍTULO 24
ENTENDENDO O SERMÃO PROFÉTICO DE JESUS:

COISAS QUE JÁ ACONTECERAM NOS PRIMEIROS E DURANTE OS SÉCULOS, QUE HOJE AINDA ACONTECE E QUE CARACTERIZAM PRINCÍPIOS DE DORES.

Versículo 1.
E, quando Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo.
Jesus frustrou a expectativa dos Discípulo:
Versículo 2.
Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada.
Versículo 3
E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?

Na cabeça dos Discípulos tinha as seguintes indagações: A derrubada do templo, a vinda de Jesus e o fim do mundo.

É bom entendermos que Jesus não começou sua explicação pela derrubada do templo,mas, pelos acontecimentos que caracterizaria o princípio de dores ante do fim.

Versículos 4-14

"E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane;
Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.

Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores". (Não devemos confundir princípio de dores com a grande tribulação).

"Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.
Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.
Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo".

NO VERSÍCULO 14 JESUS FALA SOBRE O EVANGELHO DO REINO QUE SERIA PREGADO ANTES DO FIM, VEJA QUE NÃO É ANTES DA SUA VINDA E SIM DO FIM.
"E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim".

Podemos notar que aqueles que defendem que para Jesus voltar depende do evangelho ser pregado a todas as gentes, estão equivocados, mesmo no milênio o evangelho será pregado, (Is 11.1-9; 49.22,23; 60.14; Zacarias 8.20-23).
Se Jesus falou que o evangelho será pregado a todas as gentes, com certeza, essa profecia vai si cumprir, pois foi Jesus quem falou. (Mt 24.14; Isaias 2.2-4; 51.4-5.)

Veja a continuação deste estudo na próxima postagem ( "A VINDA DE CRISTO" (ENTENDENDO MATEUS 24. 15-51).

0 comentários:

Postar um comentário