Páginas

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Usos e costumes



Interessante é que os Judeus dos tempos de Jesus usava túnica e capa, logo, se é que temos que vestir como os antigos,então não é como os Assembleianos da primeira geração e sim como Jesus e seus discípulos que temos que vestir.

Eu sou conservador, mas sou contra o radicalismo, o fanatismo, o liberalismo, a  imoralidade ,os exageros tanto dos radicais como dos liberais.

Entendo que nós que estamos a frente do rebanho do Senhor, devemos dentro de um direcionamento divino buscar o equilíbrio, ensinando o povo pela palavra de Deus e os levando a temer ao Senhor. Estamos vivendo os dias trabalhosos, conforme (2 Tm 3.1),onde o povo quer viver sem regras, por outro lado, sabemos que muitos dos nossos costumes foram introduzidos na igreja com base em textos Bíblicos mal interpretados.

Exemplo:  Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação é ao Senhor teu Deus.
Deuteronômio 22:5

Quando olhamos este texto à luz da exegese Bíblica, chegamos a seguinte indagação: O que seria a roupa de homem e de mulher nos tempos que este texto foi escrito?
Resposta: O homem vestia um vestido com um corte próprio para homem, a mulher por sua vez, da mesma forma.
Reflexão: Nos nossos dias as mulheres veste a calça com o corte próprio para a mulher.
Hoje se um homem vestir uma calça feminina, ele vai ficar com traços efeminados.

No texto acima citado, o propósito daquela ordenança, era  que o homem não tivesse aparência de mulher e nem a mulher tivesse aparência de homem.

Vejam o que diz o Pastor Antonio Gilberto sobre usos e costumes:

As doutrinas da Bíblia são santas, divinas, universais e imutáveis. Os costumes em si são sociais, humanos, regionais e temporais, porque ocorrem na esfera humana, sendo inúmeros deles gerados e influenciados pelas etnias, etariedade, tradições, religião, crendice, individualismo, humanismo, estrangeirismo, fanatismo e ignorância.

Bons e maus costumes

1 Co 15.3 — bons costumes”. At 13.18 — [maus] costumes.

Costume é uma forma de expressão do porte, postura e comportamento social da pessoa ou congregação, confirmando ou comprometendo a doutrina bíblica, a moral e a ética cristãs. Os padrões de porte, postura e comportamento social do mundo são todos anti bíblicos. O mundo jamais se portará para agradar a Deus, uma vez que ele “está no maligno” (I Jo 5.19).

Igrejas há que têm um grande número de bons costumes (e às vezes maus costumes), mas pouco de doutrina bíblica.
Isto é muito perigoso para seus membros, os quais, em virtude disso, naufragam na fé com facilidade, por não terem o necessário lastro espiritual da Palavra de Deus.

A doutrina cristã como a temos na Bíblia, uma vez ensinada e vivida na prática, pela congregação, origina nela santos e bons costumes, que por sua vez confirmam a doutrina bíblica (Tt 2.10).

Leia mais sobre o assunto clicando no link abaixo:

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgr8gAG/doutrina-biblica-usos-costumes-na-igreja-antonio-gilberto-cpad

0 comentários:

Postar um comentário